Data publicação: 15 de agosto de 2018
compartilhe:

Por:RF

Preso em Curitiba, Lula é o candidato oficial do PT às eleições presidenciais. Nesta quarta-feira 15, o registro da candidatura será entregue à Justiça Eleitoral, em meio a uma marcha de movimentos populares que foram à Brasília para defender o ex-presidente. A partir do registro, o partido começa uma corrida judicial para manter o ex-presidente na briga. 

Em tese, Lula se tornou inelegível quando foi condenado em segunda instância pelo TRF4, órgão colegiado (mais de um juiz), decisão que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa, aprovada justamente durante o segundo mandato do petista.

O consenso entre os juristas é de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá seguir todas as etapas processuais até a negativa da candidatura de Lula. Esses ritos começam nesta quarta 15 com o registro de Lula. Por ora, Haddad, que deve substituí-lo caso o ex-presidente não possa concorrer, é seu vice. Segundo o PT, a deputada do PCdoB Manuel D'Ávila será formalizada como companheira de chapa do ex-presidente após a conclusão do trâmite do registro na Justiça Eleitoral. 

#carta 

 

rfitaperuna,o site do povo