Em Itaperuna, RJ, o Programa Saúde da Mulher – da Secretaria Municipal de Saúde – iniciou o ano a todo vapor. Nos primeiros dias de atendimento, cerca de 200 mu...lheres fizeram inscrições para o pré-natal. Além disso, foram realizadas diversas consultas ginecológicas e obstétricas.
O Programa Saúde da Mulher busca proporcionar maior qualidade de vida à população feminina, cuidando da gestação, além da saúde ginecológica, psicológica e nutricional.
– O Programa, como o próprio nome diz, busca cuidar de todas as formas da saúde do público feminino. Além da qualidade de vida que almejamos para as pacientes, trabalhamos para que as equipes desenvolvam um trabalho voltado à humanização - ressalta a enfermeira Sandra Helena, coordenadora do ‘Saúde da Mulher’.
O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys, tem dado total assistência ao Programa e, constantemente, reúne-se com a equipe.
– Além do acompanhamento pré-natal, desde a primeira consulta até o puerpério [período que compreende a fase pós-parto], nós realizamos o acompanhamento nutricional, coleta de preventivo e planejamento reprodutivo familiar. Nós também direcionamos o nosso atendimento aos companheiros das nossas pacientes lhes dando total assistência - explica o secretário.
Durante o cadastro da gestante, o companheiro dela, também recebe especial atenção. Ele é convidado a realizar uma série de exames, dentre eles, tipo sanguíneo, HIV, glicose e outros.
PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve alguns trabalhos de prevenção e educação em Saúde, junto a escolas, empresas, associação de moradores e afins. A equipe do Programa Saúde da Mulher tem ministrado palestras específicas alertando adolescentes e jovens, sobre as consequências de uma gravidez não planejada ou inesperada; prevenção ao câncer de mama; doenças sexualmente transmissíveis; e outros temas mais.
Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: NICES