Data publicação: 31 de maio de 2018
compartilhe:

Por:RF 

A Prefeitura de Itaperuna através do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, da Secretaria de Saúde, com apoio da UNIG, realizou na manhã desta quarta-feira (30) uma passeata em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nacionalmente no dia 18 de maio. O ato aconteceu ao longo da Avenida Cardoso Moreira com o ponto final na Concha Acústica.

Usuários assistidos, familiares e profissionais da Saúde acompanharam a passeata que teve como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão desses cidadãos, bem como promover o resgate do tratamento voltado à autonomia do paciente.

 

Atualmente, o Município de Itaperuna possui três Residências Terapêuticas - RST, sendo uma feminina e duas masculinas, que comportam aproximadamente 20 pessoas. Em relação aos CAPS, o Município possui três unidades, sendo uma com foco no acolhimento de adultos, um CAPS AD - Álcool e Drogas que atende adultos e adolescentes e um CAPS infanto-juvenil. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica com equipes multiprofissionais para o atendimento aos usuários.

O movimento da Luta Antimanicomial apresentou, desde seu início, questionamentos e novas propostas para a organização dos serviços de saúde mental e também novas formas de relação com o transtorno psiquiátrico.

O modelo substitui os antigos manicômios e também as “comunidades terapêuticas” para o tratamento de dependência em álcool e/ou drogas, além dos transtornos mentais.

Decom 

rfitaperuna,o site do povo