Data publicação: 27 de fevereiro de 2015
compartilhe:

Por Nino Bellieny

Antes do Blog NB mostrar os resultados da enquete por ele feita através das redes sociais, ( Facebook, E-mail e Whatsapp), desde o início de Janeiro de 2015, convém diferenciar o que é Enquete, do que é Pesquisa>

Pesquisas são realizadas dentro de metodologias consagradas e, portanto, bem mais confiáveis, de modo que se lhes possa atribuir o nome de pesquisas. Um dos cuidados é o da escolha de um universo de entrevistados representativo do total da população. Para isso é necessário que extratos e faixas, como o sexo dos entrevistados, a idade e a renda, sejam contemplados. No caso do sexo, o total de mulheres entrevistadas deve representar 53% do total de pessoas entrevistadas, já que as mulheres equivalem a 53% da população brasileira.

Enquetes: são sondagens com pouco rigor metodológico, já que não há segmentação dos entrevistados, segundo faixas da população, e a média das opiniões reflete o parecer somente daqueles que responderam as questões. Por outro lado, a iniciativa da participação fica mais a cargo do público, especialmente no caso das enquetes disponibilizadas na internet. E foi isso o que o BNB fez:

OS MAIS LEMBRADOS

Assim feito, o BNB não irá quantificar e sim relacionar, em ordem aleatória, os nomes surgidos através de indicações, tentando mostrar a movimentação quase 2 anos antes das eleições municipais. Ontem, após a chamada desta matéria, até pelo telefone o blog-jornalista foi acionado, com participações de última hora, como se tratavam de nomes já registrados no indicativo, não houve alteração, caracterizando realmente o que é uma Enquete. (Em uma Pesquisa, os telefonemas poderiam alterar dados, e como o telefone não fez parte da metodologia, não seriam aceitos)

OS NOMES

(Repetindo: em ordem aleatória)

Jéferson Leite-PRB

Adilson Ribeiro-PR

Nelma Lemos-PDT

Dr. Marcus Vinícius-PT

Rosinha Garotinho-PR

Luiz Leite Araújo-PSDB

Alexandre da Auto-Escola-PP

Alfredão-PP

Marcelo Poeys-PR

Zé Egydio Tinoco- PDT

Zé Carlos Melo-PTB

Jair Bittencourt-PR

Péricles Olivier de Paula -PP

Rogerinho Boechat-PSB

Thiego Ladeira- Sem partido no momento

Elias Meiber- PSDB

Samuca Hetch-Psol

Paulinho da Eletrocenter- SD (Partido da Solidariedade)

Elias Daruí- PP

Dr. Botelho- ( Militar, tem a prerrogativa de filiar-se até 90 dias antes do pleito. Ele é do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio)

Dalvi Macedo- PT

A tão cobiçada Casa-Grande: a sede da Prefeitura de Itaperuna-RJ.  ft-NB

A tão cobiçada Casa-Grande: a sede da Prefeitura de Itaperuna-RJ.
ft-NB

OS MAIS LEMBRADOS ENTRE OS LEMBRADOS

( Outra vez em ordem aleatória)

Rosinha Garotinho- Surpresa para muitos, o nome já vem sendo comentado há algum tempo. Nascida em Itaperuna, atual prefeita de Campos, teria tempo para descompatibilização. Ex-governadora, atrairia os olhares externos para o município. E os investimentos necessários ao desenvolvimento. A rejeição poderia ser grande, gerando comparações com o momento campista.

Jair Bittencourt- Eleito deputado estadual com 28.133 votos, ex-prefeito de Itaperuna, único representante do Noroeste na Alerj.

Dr. Marcos Vinícius- Vereador atualmente, obteve 21.598 Votos em sua primeira campanha para deputado federal, não sendo eleito, mas, se destacando positivamente no cenário local e regional.

Alexandre da Auto-Escola- Presidente da Câmara Municipal, o nome de Alexandre foi bem lembrado.

Paulinho da Eletrocenter- Nem bem estreou no mundo político, filiou-se recentemente ao SD), seu nome disparou e é um dos mais cobiçados como provável vice-prefeito. Isso, se não resolver ser o cabeça de chapa. Empresário de sucesso, é um experiente observador da política local e regional.

AS PROVÁVEIS- E AS IMPROVÁVEIS- DOBRADINHAS

( Em ordem inversa, também)

Thiego Ladeira/ Samuca Hecht

Adilson Ribeiro/ Jeferson Leite

Alexandre da Auto-Escola/ Luiz Leite

Rogerinho Boechat/ Dr. Marcus Vinícius

Dr. Marcus Vinícius/ Nelma Lemos

Elias Darui/ Dr. Botelho

Rosinha Garotinho/ Elias Darui

Rosinha Garotinho/ Jair Bittencourt

Rosinha Garotinho/ Péricles Olivier de Paula

Jair Bittencourt/ Marcelo Poeys

Alexandre da Auto-Escola/ Dr. Marcos Vinícius

Dr. Marcus Vinicius/ Nelma Lemos

Zé Egydio Tinoco-Paulinho da Eletrocenter

Zé Carlos Melo- Paulinho Eletrocenter

Luiz Leite/ Paulinho da Eletrocenter

Elias Meiber/ Luiz Leite

Dr. Botelho/ Luiz Leite

Péricles Olivier de Paula/ Marcelo Poeys

Marcelo Poeys/ Alfredão

A OPOSIÇÃO

Pelo quadro atual de governo, os nomes da oposição são em maior número. Unidos, poderiam fazer uma frente peso-pesada, isolados, a pulverização pode ser fatal. Domar os egos e as vaidades mais exacerbadas em um ou outro, é tarefa diplomática de longo tempo. Resta saber se há real interesse numa composição única.

A SITUAÇÃO

A surpresa do nome de Rosinha Garotinho, pode ser determinante, mesmo com uma possível rejeição pelo fato de não morar no município. A absorção do seu nome pela situação em caso de aceitação dela, Rosinha, teria um efeito no mínimo, ensurdecedor. Estratégia a ser considerada e respeitada, o efeito contrário também não seria surpreendente.

BOM LEMBRAR

Que egos inflados e vaidades exageradas não são de exclusiva propriedade de políticos de oposição…

O ELEITOR ESPERA POR

Um líder firme, mas, que saiba ouvir, voltar atrás, perdoar e saber desculpar-se, porém, destemido e independente. Ousado, cheio de planos viáveis e pouco blá-blá-blá. Que tenha dignidade e disposição para ser o capitão de um grande navio capaz de atravessar o Mar do Marasmo, colocando Itaperuna na rota de seu verdadeiro destino de grandeza. Deixando o comodismo do porto e seguindo em frente, contra ou a favor do vento, todavia, seguindo.

A SUA OPINIÃO

Será aceita no espaço dos comentários, desde que não fira os princípios éticos-editoriais deste Blog. Ou seja, intolerância, atitudes ofensivas, difamatórias e outras semelhantes, não serão aceitas.

Visite o blog do Nino Bellieny: http://fmanha.com.br/blogs/nino/