A Secretaria Municipal de Saúde, em cumprimento de seu calendário anual de eventos, promoveu, na manhã deste sábado, 25 de Maio, na tradicional Feira Livre, mais uma edição do MUTIRÃO DA SAÚDE. Uma ação que tem por objetivo levar diretamente aos cidadãos os serviços e materiais informativos que a Secretaria oferece.
Na ação estiveram presentes diversos profissionais da área de saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde de diversas especialidades. Na ocasião foram oferecidos serviços como medição de glicose, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, além da distribuição de material informativo e da orientação em saúde para toda a população presente.
Além dos serviços oferecidos regularmente, esta edição do mutirão promoveu também a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, realizada pelo Programa de Saúde Bucal. O objetivo da campanha é desenvolver atividades de prevenção e detecção precoce do câncer de boca. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de boca apresenta um bom prognóstico de cura.
E como Maio também é o mês da Luta Antimanicomial, o Programa de Saúde Mental, também esteve presente na ação, onde a equipe falou sobre a luta Antimanicomial e o direito do cidadão de ser tratado em casa, junto à família. Além da equipe técnica do programa, o Mutirão também recebeu a visita dos usuários do Caps II. Na ocasião foi mostrado um vídeo com depoimentos de usuários do programa que já passaram pelo drama da internação.
O prefeito do município, Rogerinho Boechat, esteve presente e disse que "esta é uma semana de muitas vitórias para a Saúde de Itaperuna, além de termos cumprido a meta geral da Campanha de Vacinação contra a Gripe, ainda realizamos um evento grandioso como este mutirão. Quero deixar aqui o meu agradecimento a todos os profissionais envolvidos e destacar a parceria com a Unig, que sempre nos apoia em nossas atividades".
Também participaram da ação o secretário de Saúde, Oliver Barros, a coordenadora do CEREST-No, Fernanda Junqueira, o assessor da Secretaria de Turismo, Enilson Virgílio, alunos da pós-graduação em psicologia cognitiva da Clínica Performance e contou o apoio da UNIG - Campus Itaperuna.
Decom/RF