Itaperuna será o primeiro município do Noroeste Fluminense a implantar o Programa de Saúde do Trabalhador Municipal (PST). O médico do trabalho, Dr. Marcelo Molina e a enfermeira do trabalho, Cleide Ferreira, serão responsáveis pelo funcionamento e execução das ações em benefício à saúde dos trabalhadores do município.
A Saúde do Trabalhador é uma área temática da Saúde Pública, que procura intervir na relação entre o sistema de produção e a saúde, promovendo melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.
Este programa visa atender a questões relativas à saúde dos trabalhadores por meio de ações de prevenção, promoção e vigilância e segundo a portaria nº 1.823 de 23 de Agosto de 2012 que institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Art.3º todos os trabalhadores, homens e mulheres, independente de sua localização, urbana ou rural, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativados, aprendiz, estagiário, doméstico, aposentado ou desempregado são sujeitos desta política.
Itaperuna já é sede do Cerest-No (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense) sob a coordenação da Fisioterapeuta Dra. Fernanda Junqueira e com seu apoio destaca-se sendo o primeiro município do interior do estado a ter o programa, e através dele desenvolver as ações necessárias para melhoria das condições de saúde dos trabalhadores. DECOM