No último sábado (15), a Associação de Pescadores Subaquáticos do Noroeste, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Aperibé, realizou uma ação de limpeza e conscientização ambiental no Rio Pomba, importante afluente do Paraíba do Sul.
Os pescadores se reuniram com o secretário Luiz Antônio e partiram do Recanto Teixeirão para o trabalho de limpeza. Com roupas e equipamentos especiais para mergulho, caiaques e barcos, os participantes retiraram duas caçambas cheias de lixo. Dentre os objetos retirados do leito do rio estão panelas, garrafas pet, sacolas, pneus, aro de bicicleta e até um fogão.
Todo o lixo recolhido terá sua destinação correta. A ação de limpeza ocorreu do trecho urbano de Aperibé até a Barra do Pomba, no distrito de Porto das Barcas. Além da retira do lixo, os participantes realizaram também a soltura de peixes no rio.
O grupo informou que pretende realizar uma outra ação para continuar os trabalhos de limpeza no Rio Pomba.
É importante lembrar que jogar lixo na natureza, especialmente em rios, é crime ambiental. O artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/ 98) estabelece pena de até quatro anos de reclusão e multa para quem causa poluição de qualquer natureza.
Rádio Itaperuna 96.9 FM – Fonte: Folha Itaocarense – Foto: Tiago Almeida
rfitaperuna,o site do povo