Data publicação: 22 de fevereiro de 2018
compartilhe:

 

Por: RFInglaterra venceu o Mundial Sub-17 em outubro do ano passado (Foto: REUTERS/Danish Siddiqui)

A Fifa estuda a fusão dos Mundiais Sub-17 e Sub-20, com a criação de um torneio único para jogadores jovens, com a participação de 48 seleções. Segundo reportagem da agência Associated Press, a nova competição seria disputada por jogadores até 18 ou 19 anos e já seria um teste para a Copa do Mundo com 48 equipes, que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, pretende adotar na edição de 2026. Atualmente, os Mundiais para categorias de base reúnem 24 seleções.

Os torneios femininos para jogadoras mais jovens também poderiam ser reunidos, com a participação de 24 países. Hoje, têm 16 times.

As mudanças foram discutidas por Infantino com integrantes de associações nacionais em encontros realizados na Nigéria e na Mauritânia durante essa semana.

Pela proposta em discussão, o Mundial Sub-18 ou Sub-19 poderia ser realizado anualmente. Atualmente, os Mundiais sub-17 e Sub-20 são disputados a cada dois anos, em anos ímpares.

E as exigências de número de sedes e estádios seriam menores do que as requeridas para uma Copa do Mundo com 48 times.

A Inglaterra é atual campeã mundial das duas competições. Os ingleses venceram o Mundial Sub-17 disputado em outubro passado na Índia, derrotando a Espanha na decisão por 5 a 2. E ganharam o Mundial Sub-20, em junho do ano passado, superando a Venezuela na final (1 a 0).  globoesporte/rfitaperuna o site do povo.