Data publicação: 07 de fevereiro de 2018
compartilhe:

 

Por: RFEncontro Pedagógico Carmen Zanon - 4

Com o tema "Integrando saberes – Um olhar sobre o 1º ciclo e para o que ainda nos desafia", foi realizado na última sexta-feira (02) na E.M. Henriete Amado o Encontro Pedagógico do 1º ciclo  Fundamental I (1º ao 3º ano). O encontro foi organizado e conduzido pelas diretoras de ensino Carmem Zanon e Issana Trócilo. Logo no início foi realizada um dinâmica com o tema  “Cante e encante, você é nosso presente”, onde todos juntos  receberam as boas vindas ao som da música Me abraça, de Ivete Sangalo.  A assessora pedagógica, profª Fabiana França, abriu com uma palestra que apresentou o tema "Entre a teoria e a prática – Inquietudes do alfabetizador", onde destacou  as  oportunidades para a organização de trabalho pedagógico em torno de um planejamento intencionalmente estruturado, para que se garantam os direitos de aprendizagem das crianças de modo que sejam alfabetizadas na idade certa.  Enfatizou -se a importância do professor observar sua sala de aula, prestar atenção em seus alunos, escutar o que eles têm a dizer e assim, se perceber como alfabetizador, ampliando suas possibilidades de planejamento e de ação. Os professores foram divididos em sete oficinas e 150 profissionais participaram. Uma ação que teve o objetivo de oferecer aos professores sugestões de atividades que possam  transformar  o cotidiano das escolas em atividades significativas e prazerosas, despertando a imaginação dos alunos, gerando neles a curiosidade pelo conhecimento. “Nosso ponto de partida foi explorar temas relacionados à literatura infantil, transportados para oficinas artísticas de aquarela, pintura, desenho, escultura e gravura, onde contamos com a colaboração de diretores de ensino, Op e profª alfabetizadora”, disse a diretora de ensino Carmem Zanon. As oficinas que aconteceram no encontro: Ser diferente é incrível – Elza Portugal, Dançando com Miró – Carmem Zanon, Portinari e brincadeiras – Carmem Zanon, Cordel com isografura  –  Érica Alselmo, Modelando a poesia- Issana Trócilo, Aquarela e as cores – Flavia Ferreira, Bolha de sabão – Nívea Maria. “Que os professores iniciem suas atividades com vontade de realizar um trabalho de semente para ajudar a florescer nas crianças o princípio de que a arte está associada com o ver, com o fazer e poder contextualizar a leitura e a escrita com a prática pedagógica”, disse a diretora de ensino Issana Trócilo. -- DECOM   Tag: Gazeta do Noroeste/rfitaperuna o site do povo.