Dia 12 de Junho também se comemora o Dia do Combate ao Trabalho Infantil. O Cerest-No (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense), em comemoração à data, realizará uma série de palestras em escolas municipais de toda região com o tema “Todos no combate ao trabalho infantil e o bullying”, ministradas pela psicóloga Ada Meirelles. As palestras acontecem a partir desta quinta-feira e a primeira será para 85 alunos da E.M. Fazenda Capelinha, em Itaperuna - RJ.
Em 2019, o mote da campanha é “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil.
Decom-Saúde/RF