As equipes da Secretaria de Saúde de Porciúncula/Saúde da Mulher/Unidade Básica de Saúde/Centro de Infectologia e Vacinação, atendendo a convite da Igreja Metodista, ofereceram, no dia 11 de outubro, um grande momento às mulheres da instituição por ocasião do Outubro Rosa.
As profissionais de saúde falaram sobre o câncer de mama e colo do útero, a importância do autoexame das mamas e prevenção precoce, esclareceram dúvidas e ainda informaram dias de atendimento para coleta de preventivo nas Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Mulher. “O tratamento do câncer exige muita força de quem luta contra essa enfermidade. Muitas superaram as dores e os desconfortos do tratamento com a fé que, aliada ao conhecimento médico, promove uma melhora significativa nas pacientes. As pessoas que buscam a espiritualidade adquirem a resiliência básica que promove alegria interior e segurança”, explica Vanessa Monteiro, enfermeira do Programa Saúde da Mulher.
Compreendendo a importância da fé aliada à medicina, a Igreja Metodista aderiu ao movimento e reuniu suas fiéis para esclarecimentos e cuidados. “A igreja não pode ficar omissa quanto ao relacionamento com a comunidade. A campanha é um projeto social de excelente alcance no campo da prevenção. Cabe a nós, cristãos, apoiar toda iniciativa que vise o bem comum, e que possa exalar o bom perfume do amor”, declarou a pastora Márcia.
As equipes ainda realizaram coleta de sangue para testes de HIV, Hepatite B e C e Sífilis e, ao final, um grande lanche foi oferecido às mulheres presentes.
As instituições que desejarem reunir as mulheres em torno do assunto e falar abertamente sobre questões femininas, devem entrar em contato, através de ofício para a Secretaria Municipal de Saúde ou Saúde da Mulher.
Decom
rfitaperuna,o site povo