Data publicação: 07 de fevereiro de 2018
compartilhe:

Foto de Prefeitura Municipal de Itaperuna.

O município ultrapassa a média nacional em atendimentos.

Como resultado das ações da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, o Bolsa Família, programa do Governo Federal, recebeu mais de 1.200 cadastros em 2017 e realizados 6.756 atendimentos no município.
As famílias inscritas no Cadastro Único, que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, recebem visitas das equipes técnicas que acompanham a evolução social, e também da saúde e da educação das crianças, adolescentes e gestantes. Com base nos atendimentos e ações promovidas pela Secretaria, o município recebe informações para planejar os acompanhamentos e recursos do Governo Federal através do Índice de Gestão Descentralizada do Município.
De acordo com o Sistema de Gestão do Programa, a média em atendimento da saúde dessas famílias no município foi de 83% em todo o ano, ultrapassando a média nacional que foi de 61%. No acompanhamento da educação das crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, a média do município entre fevereiro e setembro chegou a 91,14%, também batendo a média nacional que foi de 88%.
“Todos os dados mostram uma evolução de quase 150% em apenas um ano, isso se deve, principalmente, pela atuação do planejamento da atual gestão da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que dinamizou as ações desempenhadas pelas equipes técnicas, bem como articulação junto as outras Secretarias (Educação e Saúde), que possibilitaram os bons resultados alcançados”, disse Aymar Medina Garcia, gestor do programa em Itaperuna.
O município hoje possui cerca de 9.800 famílias cadastras no programa que tem vários benefícios como receber o Bolsa Família, isenção de pagamento de concurso público, tarifa social de energia, carteira do idoso, BPC- Benefício de Prestação Continuada, programa de habitação do Minha Casa Minha Vida.
Para se cadastrar no programa é necessário procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da sua casa. Mas atenção: os benefícios são apenas para as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.
Para ais informações procure a Central de atendimento do Cadastro Único na Rua Leci de Castro, 47 – Centro ou ligue para 3824-6319.  DECOM