Por: RF
Após um pedido do prefeito, Roberto Tatu e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, ao coordenador do Programa Limpa Rio, Sr. Luiz Antônio Corrêa, o mesmo visitou o município, acompanhado por sua equipe de Engenheiros Civis do Instituto do Ambiente, Sr. Carlos Ramos e Ricardo José Ferreira, no dia 1° de Novembro de 2017 e juntamente com uma equipe da PMBJI vistoriaram alguns pontos do rio Itabapoana.
Na ocasião, foi detectado áreas de assoreamento, aonde observaram necessidade de dragagem, devido à deposição de sedimentos provenientes das chuvas, cortes de encostas e outros agravantes que vêm ocasionando a obstrução das saídas do fluxo de águas pluviais, além de estar prejudicando o abastecimento de água do município, fornecida pela Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE).
No dia, 24 de janeiro, o trabalho de desassoreamento e desobstrução da barragem localizada no Valão Santa Rosa, que se encontra completamente obstruída pela deposição de terra pode ser iniciado, através da cessão de uma escavadeira hidráulica realizada pelo o coordenador do Programa Limpa Rio, Sr. Luiz Antônio Corrêa e sua equipe.
Após essa etapa, será feita em seguida a limpeza nos pontos de possíveis acessos do Valão Santa Rosa.
Para autorização de dragagem e desassoreamento às margens do Rio Itabapoana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos fez solicitação de uma carta de anuência à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e aguarda a liberação deste órgão para dar início aos trabalhos nos possíveis pontos de acesso do Rio Itabapoana.
Alan Gonçalves/rfitaperuna o site do povo.