Defesa Civil de Porciúncula em ESTADO DE ATENÇÃO

07 fevereiro de 2018 às 14:46
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: RF

As chuvas dos últimos dias têm despertado a atenção da Defesa Civil do município. O volume de água do rio Carangola, que ontem (06/02) estava em 2,35m, passou para 3,75m nesta quarta-feira (07/02), em medição às 13 horas.

A previsão do tempo é de pancadas de chuvas fracas, podendo haver elevações no nível do rio. O nível de transbordo é de 5,20m.

Pedimos à população que mora em locais de alagamentos, que fique atenta para não ser surpreendida caso haja transbordamento do rio.

Para emergências, a Secretaria de Defesa Civil está disponível nos telefones 38421096 – 199 e, após 17horas, no celular 99822-5005.   odiariodonoroeste/rfitaperuna o site do povo.

NOTA OFICIAL REFERENTE À AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA A FARMÁCIA JUDICIAL

07 fevereiro de 2018 às 14:09
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna/RJ, vem prestar maiores esclarecimentos referente ao Processo Licitatório n°581-S/2017 na modalidade Pregão Presencial n°. 33/2017, referente à aquisição de medicamentos para a Farmácia Judicial.

Preliminarmente informamos que todos os Processos Licitatórios da Secretaria Municipal de Saúde passam por avaliação prévia do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e a Secretaria só prossegue com andamento do Processo Licitatório após parecer favorável do TCE/RJ.
A equipe técnica desta Secretaria Municipal de Saúde já fez contato com a assessoria de gabinete do Conselheiro Relator Dr. Rodrigo Melo e está tomando as providências cabíveis para solução do caso em questão.

Informamos que os preços utilizados como critério de aceitabilidade pela Secretaria Municipal de Saúde foram extraídos do “banco de preço” do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Informamos ainda, que não houve qualquer tipo de superfaturamento dos medicamentos, sendo certo que para ocorrer tal fraude esta Secretaria Municipal de Saúde teria que ter adquirido o referido medicamento bem como ter pago pelo mesmo com valores acima da média, fatos estes que não ocorreram.

Assessoria de Comunicação da Saúde Itaperuna.  DECOM

Empenhados na realização de mais um projeto

07 fevereiro de 2018 às 12:56
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Foto de Prefeitura Municipal de Itaperuna.

Está sendo realizado sob supervisão da Coordenação de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, um Curso de Educação Popular em Saúde, tendo como público alvo ACE (Agentes Comunitários de Endemias), outros profissionais da saúde e liderança comunitária, para refletir sobre seu próprio trabalho em saúde, a partir dos princípios e ferramentas da Educação Popular em Saúde.

O curso é uma iniciativa do ministério da Saúde em parceria com a escola politécnica em saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz e é uma das estratégias prioritárias do plano operativo da PNEP-SUS(Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS). Haverá 17 encontros, totalizando uma carga horária de 160 horas, na modalidade presencial.

O prefeito, Dr. Marcus Vinicius e o Secretário de Saúde,Marlon Ipólito estão empenhados na realização de mais este projeto, que o objetiva a qualificação da prática educativa dos profissionais da saúde.  DECOM

Operação em Pádua resulta na apreensão de droga, arma e munições

07 fevereiro de 2018 às 12:45
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: RF

Uma operação da Polícia Militar realizada na noite desta terça-feira (06) resultou na apreensão de droga, arma e munições, em Santo Antônio de Pádua. Quatro pessoas foram detidas na ação.

Na Rua São João Batista, no bairro Tavares, os militares fizeram várias buscas e apreenderam 180 papelotes de cocaína, um revólver de calibre 38, além de oito munições. O local é conhecido por frequente confronto entre facções rivais.

Os materiais foram apreendidos e o flagrante seguiu para a 136ª Delegacia Legal do município.   odiariodonoroeste/rfitaperuna o site do povo.

CRESCE O NÚMERO DE CADASTROS E AÇÕES NO BOLSA FAMÍLIA EM ITAPERUNA

07 fevereiro de 2018 às 12:11
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Foto de Prefeitura Municipal de Itaperuna.

O município ultrapassa a média nacional em atendimentos.

Como resultado das ações da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, o Bolsa Família, programa do Governo Federal, recebeu mais de 1.200 cadastros em 2017 e realizados 6.756 atendimentos no município.
As famílias inscritas no Cadastro Único, que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, recebem visitas das equipes técnicas que acompanham a evolução social, e também da saúde e da educação das crianças, adolescentes e gestantes. Com base nos atendimentos e ações promovidas pela Secretaria, o município recebe informações para planejar os acompanhamentos e recursos do Governo Federal através do Índice de Gestão Descentralizada do Município.
De acordo com o Sistema de Gestão do Programa, a média em atendimento da saúde dessas famílias no município foi de 83% em todo o ano, ultrapassando a média nacional que foi de 61%. No acompanhamento da educação das crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, a média do município entre fevereiro e setembro chegou a 91,14%, também batendo a média nacional que foi de 88%.
“Todos os dados mostram uma evolução de quase 150% em apenas um ano, isso se deve, principalmente, pela atuação do planejamento da atual gestão da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que dinamizou as ações desempenhadas pelas equipes técnicas, bem como articulação junto as outras Secretarias (Educação e Saúde), que possibilitaram os bons resultados alcançados”, disse Aymar Medina Garcia, gestor do programa em Itaperuna.
O município hoje possui cerca de 9.800 famílias cadastras no programa que tem vários benefícios como receber o Bolsa Família, isenção de pagamento de concurso público, tarifa social de energia, carteira do idoso, BPC- Benefício de Prestação Continuada, programa de habitação do Minha Casa Minha Vida.
Para se cadastrar no programa é necessário procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da sua casa. Mas atenção: os benefícios são apenas para as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.
Para ais informações procure a Central de atendimento do Cadastro Único na Rua Leci de Castro, 47 – Centro ou ligue para 3824-6319.  DECOM

Encontro pedagógico com professores do 1º ao 9º ano da rede pública de Itaperuna.

07 fevereiro de 2018 às 11:56
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: RFEncontro Pedagógico Carmen Zanon - 4

Com o tema "Integrando saberes – Um olhar sobre o 1º ciclo e para o que ainda nos desafia", foi realizado na última sexta-feira (02) na E.M. Henriete Amado o Encontro Pedagógico do 1º ciclo  Fundamental I (1º ao 3º ano). O encontro foi organizado e conduzido pelas diretoras de ensino Carmem Zanon e Issana Trócilo. Logo no início foi realizada um dinâmica com o tema  “Cante e encante, você é nosso presente”, onde todos juntos  receberam as boas vindas ao som da música Me abraça, de Ivete Sangalo.  A assessora pedagógica, profª Fabiana França, abriu com uma palestra que apresentou o tema "Entre a teoria e a prática – Inquietudes do alfabetizador", onde destacou  as  oportunidades para a organização de trabalho pedagógico em torno de um planejamento intencionalmente estruturado, para que se garantam os direitos de aprendizagem das crianças de modo que sejam alfabetizadas na idade certa.  Enfatizou -se a importância do professor observar sua sala de aula, prestar atenção em seus alunos, escutar o que eles têm a dizer e assim, se perceber como alfabetizador, ampliando suas possibilidades de planejamento e de ação. Os professores foram divididos em sete oficinas e 150 profissionais participaram. Uma ação que teve o objetivo de oferecer aos professores sugestões de atividades que possam  transformar  o cotidiano das escolas em atividades significativas e prazerosas, despertando a imaginação dos alunos, gerando neles a curiosidade pelo conhecimento. “Nosso ponto de partida foi explorar temas relacionados à literatura infantil, transportados para oficinas artísticas de aquarela, pintura, desenho, escultura e gravura, onde contamos com a colaboração de diretores de ensino, Op e profª alfabetizadora”, disse a diretora de ensino Carmem Zanon. As oficinas que aconteceram no encontro: Ser diferente é incrível – Elza Portugal, Dançando com Miró – Carmem Zanon, Portinari e brincadeiras – Carmem Zanon, Cordel com isografura  –  Érica Alselmo, Modelando a poesia- Issana Trócilo, Aquarela e as cores – Flavia Ferreira, Bolha de sabão – Nívea Maria. “Que os professores iniciem suas atividades com vontade de realizar um trabalho de semente para ajudar a florescer nas crianças o princípio de que a arte está associada com o ver, com o fazer e poder contextualizar a leitura e a escrita com a prática pedagógica”, disse a diretora de ensino Issana Trócilo. -- DECOM   Tag: Gazeta do Noroeste/rfitaperuna o site do povo.

Carnaval: Juíza de Natividade proíbe menores nas ruas a partir da meia-noite; medida vale também para Varre-Sai

07 fevereiro de 2018 às 11:39
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: RF

Em encontro no Fórum da Comarca de Natividade, nesta terça, dia 6 (foto), a juíza titular da Vara Única local, Leidejane Chieza Gomes da Silva, anunciou que uma portaria será divulgada com as regras de proibição da venda ou distribuição de bebidas alcoólicas a quem tem menos de 18 anos durante os dias de folia em Natividade e Varre-Sai, apesar de nas cidades não estar programada festas organizadas pelo poder público. A magistrada se reuniu com representantes de bares e restaurantes dos dois municípios.

Muitas dúvidas foram apresentadas pelos comerciantes. Dentre elas, como agir quando adultos compram e fornecem bebidas aos jovens. Já os conselheiros tutelares, presentes na reunião, apresentaram outra versão: a de que alguns bares, barracas e lanchonetes vendem diretamente para os menores. A juíza foi taxativa:

“É crime vender qualquer bebida alcoólica para menores. E é responsabilidade do comerciante saber para quem está vendendo. Mesmo que seja um pai, uma mãe ou algum responsável que compre a bebida e ofereça ao jovem, é papel do vendedor acionar os órgãos responsáveis, desde o Conselho Tutelar até a Polícia Militar, ou ainda fazer uma denúncia pelo Disque-Denúncia”, explicou.

A juíza informou que durante o carnaval crianças e jovens sem os pais ou responsáveis não poderão circular pelas ruas de Natividade e Varre-Sai após a meia-noite. Em caso de ocorrência, os conselheiros tutelares estão orientados a questioná-los sobre sua presença nas ruas em horário tão tarde, acionar os pais e, dependendo do caso, responsabilizá-los.

“Em cidades tão pequenas (as duas juntas representam menos de 0,14% da população do estado, segundo o IBGE), todos se conhecem. Então o comerciante sabe quais são seus clientes mais assíduos e sabe quem tem o hábito de dar bebida alcoólica para os filhos, o que é proibido. Da mesma maneira, os jovens da região são conhecidos por todos. Como são municípios pequenos, não há uma programação cultural até tarde, então não tem motivo de criança andar sozinha ou mesmo em grupo pelas ruas”, explicou.

O som alto durante o carnaval também foi regulamentado. A partir das 2h da manhã, estabelecimentos ou carros terão que desligar os aparelhos.

A reunião não pegou os comerciantes de surpresa. A comissária da Infância, Juventude e Idoso, Daniela Gouveia Amorim passou as últimas semanas em cada bar e restaurante dos dois municípios conversando com os donos dos estabelecimentos.

“Tivemos denúncias de adolescentes em coma alcoólico. Esse trabalho é um projeto que queremos tornar permanente: estabelecer o diálogo com os comerciantes para diminuir os casos. Num segundo momento, queremos conscientizar os pais”.

Também participaram da reunião representantes do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, e das guardas municipais de Natividade e Varre-Sai.    Da redação da Rádio Natividade/rfitaperuna o site do povo.

Campanha Pré- Carnaval de Conscientização e Prevenção

07 fevereiro de 2018 às 11:04
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Foto de Prefeitura Municipal de Itaperuna.

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na manhã de quarta-feira (07) a Campanha Pré- Carnaval de Conscientização e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs / AIDS (antes, DST). Agentes da Saúde estiveram hoje nas imediações da rodoviária da cidade e semáforos próximos, com faixas e distribuição de kits contendo camisinhas e folder informativo.  DECOM