Cresce o número de mulheres vítimas de violência atendidas pelo CIAM em Itaperuna

19 abril de 2018 às 16:40
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

As mulheres vítimas de violência estão cada vez mais procurando algum tipo de ajuda. Em Itaperuna, dados do Centro Integrado de Atendimento à Mulher, ligado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, confirmam essa realidade. No último ano, o setor teve aumento de 164% nos atendimentos.
O CIAM atende, não só as vítimas do município, como também de toda a região Noroeste-RJ. O departamento conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados e articula rede de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência, discriminação e demais violações de direitos. Além de promover ações para contribuir com a prevenção, orientação e repressão da violência contra a mulher, o CIAM também realiza atendimento individualizado, grupos de reflexão, palestras, campanhas de sensibilização e acompanha todas as audiências dos casos na justiça.
Em 2016 foram 100 atendimentos e 371 audiências. Em 2017 foram 267 atendimentos e 315 audiências. Esse ano, até o dia 16 de abril, já foram 81 atendimentos e 47 audiências realizadas no Tribunal de Justiça. A maioria dos casos é agressão física e ameaça contra mulheres entre 30 e 59 anos de idade. Esses dados conferem com o Dossiê Mulher de 2016 publicado pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, que mostra que 50% das mulheres vítimas em todo o estado têm a mesma faixa etária e 92,1% das denúncias são por violência física.
“Durante 12 anos sofri ameaça, ele e chantageada e tentava me coagir. Cheguei no CIAM em lágrimas, desesperada, sem esperança. O CIAM abraçou a minha causa em todas as áreas e conseguimos vencer. Esse trabalho é muito importante. Me tirou do fundo do poço”, disse a R.M.S, de 38 anos que precisou fugir da cidade e acabou perdendo a guarda dos filhos, que posteriormente foi recuperada, graças ao trabalho do CIAM.
O Dossiê Mulher ainda apontou que 41,3% das vítimas não possuem o ensino fundamental completo, 50,8% são solteiras e 55,9% dos casos aconteceram dentro de casa.
Na Delegacia Legal de Itaperuna foram registrados 27 boletins de ocorrência de estupro em todo o ano de 2017.
“Estamos muito otimistas e felizes com o apoio da nova gestão. Com a equipe novamente estruturada podemos oferecer um atendimento melhor e mais eficaz, promovendo a conscientização das mulheres de que ‘sem movimento não há liberdade’, auxiliando-as na construção de sua autonomia e respeito à si mesmas”, disse Débora Rosa, coordenadora do CIAM.
O CIAM atende na Av. Deputado Carlos Pinto filho, 88, Cidade Nova, atrás do pátio da Fiat ou pelo telefone (22) 3824-1665 ou 98803-4638.
 
odiáriodonoroeste/rfitaperuna 

Morre o Secretário de Obras do Município de Itaperuna:José Duarte Santos

18 abril de 2018 às 20:45
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

As primeiras informações dão conta que o Falecimento do ex Secretário de Obras de Itaperuna,José Duarte Santos, conhecido por "Zé" ocorreu no inicio da noite de hoje,quarta-feira(18). A notícia foi dada pela Presidente da Câmara Municipal, Amanda da Aidê,durante a reunião dos Vereadores. 

Foto de Nilva Branquinha Barbosa Branquinha.

Segundo relatos,o José Duarte Santos,estava internado. 

rfitaperuna,o site do povo. 

Da Série Política em Laje do Muriaé:Vice Prefeito Tico da Daise envergonhado fala sobre a cassação do seu mandato e do Prefeito Dr Rivelino Bueno

18 abril de 2018 às 12:12
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

Na foto:vice prefeito Tico da Daise e o Dr Delegado- prefeito, Rivelino Bueno 

Resultado de imagem para Rivelino Bueno e tico da tayse

Nesta terça-feira (17), o vice-prefeito de Laje do Muriaé, Marcos Francisco Alvim, o Tico da Deise (PP), se manifestou sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que manteve durante a sessão plenária de ontem (16), decisão de primeira instância, que determinou a cassação do registro de candidatura dele e do prefeito reeleito, Rivelino Bueno,  por compra de votos e abuso de poder político nas eleições de 2016.

vice-prefeito de Laje do Muriaé, Marcos Francisco Alvim, o Tico da Deise (PP)

Foto:Divulgação facebook 

O Vice Prefeito contou em entrevista que segue envergonhado pela cassação dos mandatos e que provará a sua inocência perante a Justiça. Disse ainda que se houver processo Eleitoral na cidade,ele poderá participar. Alegou que a corrupção afeta principalmente os mais pobres. e finalizou dizendo que está envergonhado pelo pelo ocorrido na cidade que hoje é palco de noticiário nos veículos de comunicação. 

A decisão, unânime, determinou também a realização de nova eleição para a prefeitura após o julgamento de eventuais embargos de declaração ou o esgotamento do prazo para interposição do recurso. 

rádionatividade/rfitaperuna 

Prefeitura retoma obras de pavimentação dos bairros Carulas e Loteamento São Manoel

18 abril de 2018 às 11:57
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

Na última terça-feira (17) foram retomadas pela Prefeitura de Itaperuna as obras de pavimentação da Rua Abílio Martins da Silva, no Loteamento São Manoel. Outro bairro que também está recebendo uma equipe da Secretaria de Obras para a realização de melhorias em sua infraestrutura é o bairro Carulas, onde as obras do novo calçamento da Rua José Joaquim Santana, já estão em fase final de acabamento 

Decom 

Outono: Em Natividade quarta-feira começa com frio e neblina

18 abril de 2018 às 11:35
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF

O dia começou em Natividade como um daqueles típicos de outono. Nas primeiras horas desta quarta-feira (18), o que se nota é neblina tomando conta da paisagem e muita gente retirando seus agasalhos dos armários, uma vez que chegou a fazer um friozinho durante a madrugada. De acordo com a meteorologia, a temperatura deve continuar amena ao longo do dia, não superando a marca dos 25 graus, havendo ainda a possibilidade de garoa ou chuva fraca.

 

Da redação da Rádio Natividade – Foto: Vanderson Garcia/Rádio Natividade