Empresário é morto em tentativa de assalto no Túnel Noel Rosa, Zona Norte do Rio

13 julho de 2018 às 12:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

Um homem foi morto em uma tentativa de assalto no Túnel Noel Rosa, em Vila Isabel, sentido Méier, Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (13).

 

O empresário Rubens Mesquita Pinto Alves, de 45 anos, passava pela via quando foi abordado por criminosos. Ele foi atingido por um único disparo, que entrou pelo tórax e saiu no pescoço.

Rubens tentou correr, mas acabou caindo no túnel. Mais de duas horas após o crime, o veículo ainda estava parado no túnel. Os criminosos não levaram nenhum pertence dele.

Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos.

Em sua última postagem no facebook, no dia 9 desse mês, o empresário compartilhou uma mensagem: “Nascemos sem trazer nada. Morremos sem levar nada. E no meio brigamos por algo que não trouxemos e que não levaremos”.

Rubens deixou mulher, dois filhos e quatro enteados. Amigos e familiares estiveram no hospital durante a manhã, mas, muito abaldos, não quiseram gravar entrevistas.

No site Onde Tem Tiroteio (OTT-RJ), há relatos de arrastão na região no momento em que Rubens foi atingido.

G1

rf itaperuna,o site do povo 

Associação Beneficente Ana Beatriz recebe reforço em prol das crianças

13 julho de 2018 às 11:47
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

A Creche Associação Beneficente Ana Beatriz contou com um reforço em favor da saúde das crianças. A equipe de odontologia do Centro Integrado de Atendimento Odontológico-CIAO, da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu um trabalho de prevenção de doenças bucais.
A dentista, Jurema Marques, juntamente com a técnica de Saúde Bucal, Tamires Muruci, ensinaram as maneiras corretas de escovação dos dentes, de uso do fio dental e a necessidade dos cuidados constantes para evitar o surgimento de cáries.

Decom 

rf itaperuna, o site do povo 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE ITAPERUNA

13 julho de 2018 às 11:41
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

O Poder Executivo encaminhou a Câmara de Vereadores Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2019, prevendo em seu artigo 53, inciso I, a possibilidade de abertura de créditos adicionais suplementares ao orçamento de 2019, até o limite de 30% (trinta por cento) do total das despesas fixadas. Tal previsão legal visa trazer aos gestores públicos uma maior flexibilidade ao fazer ajustes necessários no orçamento, principalmente em anos de restrição de receitas e crise econômica, como tem ocorrido nos tempos atuais.

Em primeira votação, ocorrida na noite de ontem (11/07), a maioria dos vereadores votou pela aprovação do referido Projeto de Lei, mantendo-se, inclusive, o percentual acima mencionado (30%).

Deve ser dito, primeiramente, que a margem de até 30% é a tradicionalmente prevista e aplicada no município de Itaperuna, tendo sido este, inclusive, o patamar fixado em todas as LDO´s que vigoraram no Governo anterior ao atual (Lei nº 573/12, para o ano de 2013; Lei nº 601/13, para o ano de 2014; Lei nº 654/14, para o ano de 2015; Lei nº 717/15, para o ano de 2016), assim como nas LDO’s para os anos de 2017 e 2018, já na presente Gestão (Lei nº 755/16, para o ano de 2017; Lei nº 780/17, para o ano de 2018) _ até a redação e o número do artigo é repetido em todas as leis citadas.

Importante ressaltar que as leis orçamentárias são estimativas direcionadas ao futuro próximo. E em se tratando de estimativa ela, via de regra, não será perfeita quando de sua plena vigência, necessitando de adequações e remanejamentos no momento da efetiva aplicação. É por este motivo que a própria Lei prevê uma margem de ação para o Executivo, o que ocorre, tradicional e usualmente em Itaperuna, como dito acima, como também na maioria esmagadora dos municípios brasileiros, estados e na própria União Federal.

É natural, desejado e absolutamente necessário que o Executivo possa moldar o orçamento (com limites, é claro) à possibilidade financeira encontrada em dado momento. Engessar o orçamento do Município, é bom que se frise, é medida prejudicial ao Governo, mas também, e principalmente, prejudicial ao povo itaperunense, que poderá eventualmente deixar de ser atendido em determinada demanda diante da impossibilidade ou morosidade imposta ao Executivo em se fazer as adequações orçamentárias eventualmente imprescindíveis e necessárias à concretização daquela medida benéfica à população. Podemos trazer como exemplo a implantação de uma nova ação na área da Saúde, como o combate a inesperados surtos epidemiológicos, que fatalmente seria inviabilizado caso não permitido o manejo orçamentário aqui referido.

Por derradeiro, destaca-se, primeiramente, que o possível manejo de até 30% não alcançará verbas de uso e destinação obrigatórios, como pagamento salarial de servidor e despesas com Saúde e Educação, dentre outras. Além disso, eventuais adequações orçamentárias estarão sujeitas à análise e aprovação dos diversos órgãos de controle, como a própria Câmara de Vereadores e os Tribunais de Contas.

Conclui-se, assim, que o movimento e posicionamento tomado pelos vereadores de oposição é uma ação extrema, de desnecessária e imotivada pressão ao Executivo, mas que tem como maior prejudicado o povo itaperunense.

 

MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA PINTO

PREFEITO DE ITAPERUNA

Decom 

rf itaperuna,o site do povo 

LDO 2019 é aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal de Itaperuna

13 julho de 2018 às 11:32
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

 

Em primeira votação, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 da Prefeitura de Itaperuna foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, por 7 votos a 6, durante a sessão desta quarta-feira (11/07).

A LDO prevê em seu artigo 53, inciso I, a possibilidade de abertura de créditos adicionais suplementares ao orçamento de 2019 até o limite de 30% do total das despesas fixadas. Tal previsão legal tem o objetivo de dar aos gestores públicos uma maior flexibilidade ao fazer ajustes necessários no orçamento, principalmente em anos de restrição de receitas e crise econômica, como tem ocorrido nos tempos atuais. É por este motivo que a própria Lei prevê uma margem de ação para o Executivo, o que ocorre, tradicional e usualmente em Itaperuna, , como também na maioria dos municípios brasileiros, estados e na própria União Federal.

Na prática, a Prefeitura continua tendo a mesma autonomia como nos anos anteriores (Lei nº 573/12, para o ano de 2013; Lei nº 601/13, para o ano de 2014; Lei nº 654/14, para o ano de 2015; Lei nº 717/15, para o ano de 2016), assim como nas LDO’s para os anos de 2017 e 2018, já na presente gestão (Lei nº 755/16, para o ano de 2017; Lei nº 780/17, para o ano de 2018), mantendo a redação e o número do artigo em todas as leis citadas. Com essa autonomia é possível, por exemplo, implantar uma nova ação na área da saúde, como o combate a inesperados surtos epidemiológicos, entre outros, o que fatalmente seria inviabilizado caso não seja permitido o manejo orçamentário e, assim, a maior prejudicada seria a própria população que, em casos de demandas que necessitam de maior rapidez no atendimento, como a troca de um pneu furado de um caminhão que realiza a Operação Tapa Buracos, a Prefeitura teria necessidade de enviar o pedido para a Câmara e está podendo levar semanas para enviar para votação e, consequentemente, aprovação ou não, dependendo dos votos dos vereadores.

“A atitude dos vereadores em não votar a favor emperra o desenvolvimento do município. Essa seria uma atitude de parceria pensando no melhor para população. Quando o legislativo prende demais o executivo, este deixa de executar importantes ações, principalmente as emergenciais”, disse o economista Ranulfo Vidigal.

Vale ressaltar que o possível manejo de até 30% não alcançará verbas de uso e destinação obrigatórios, como pagamento salarial de servidor e despesas com saúde e educação, dentre outras. Além disso, eventuais adequações orçamentárias estarão sujeitas à análise e aprovação dos diversos órgãos de controle, como a própria Câmara Municipal de Vereadores e os Tribunais de Contas.

De acordo com a Prefeitura, “o movimento e posicionamento tomado pelos vereadores de oposição é uma ação extrema, de desnecessária e imotivada pressão ao executivo. Uma tentativa de engessar a gestão, para que esta deixe de continuar realizando os trabalhos e prejudicando, assim, o povo itaperunense.”

Para a Câmara Municipal essa prática, mesmo antes da crise econômica, já acontecia para que o município tivesse esse recurso para trabalhar. “Estamos num momento de crise não podemos deixar de atender não só o executivo, mas a população que necessita dessas demandas. Estamos dando oportunidade do executivo trabalhar. A fiscalização dos vereadores independe de percentual. A responsabilidade do dinheiro é da Prefeitura e a nossa é de fiscalizar. Todos nós precisamos trabalhar com responsabilidade”, disse Amanda da Aidê, presidente da Câmara.

Os vereadores que votaram a favor do projeto são: Glauber Bastos, Marquinho de Retiro, Paulo César, Felipe Rodrigues, Roninho, Jaime Ferreira e Amanda da Aidê, quem realizou o desempate como presidente da Câmara. Os que votaram contra são: Welliton do Frango, Cazalito, Sinei Torresmo,  Moreira, Nandi e Nel.

O Projeto irá para a segunda discussão no dia 16/07.

 

Homem é detido com arma de brinquedo em Bom Jesus do Itabapoana

13 julho de 2018 às 11:17
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

arma falsa

Após serem informados que um conhecido da polícia teria ido a Itaperuna comprar arma de fogo, foram intensificadas abordagens em Bom Jesus do Itabapoana. No início da noite desta quarta-feira (11), os militares interceptaram um ônibus na Avenida Governador Roberto Silveira. Com um dos passageiros havia um simulacro de pistola. O material foi apreendido e o caso seguiu para a 144ª Delegacia Legal do município. O envolvido foi liberado após prestar depoimento.

Manchete RF Itaperuna-Texto-Rádio Itaperuna 96 FM

rf itaperuna,o site do povo 

Duas lojas arrombadas e furtadas no Centro de Varre-Sai

13 julho de 2018 às 11:01
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

 

Proprietários de duas lojas vizinhas, que funcionam lado a lado, na Rua Capitão Bernardino de Oliveira Santos, no Centro de Varre-Sai, levaram um susto na manhã desta quarta-feira (11), ao verificarem que ambas haviam sido arrombadas. As portas de vidro foram violadas e do interior da primeira que vende roupas, levados R$ 312 em dinheiro, dois cordões de prata, pingente e telefone celular.

Já no outro estabelecimento, um armarinho, desapareceram um relógio e duas caixas de som. A PM foi acionada e conduziu a ocorrência até a 140ª Delegacia, onde as vítimas prestaram depoimento. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido identificado, mas a Polícia Civil, deverá buscar por câmeras de segurança que possam ter gravado ação.

 

 Rádio Natividade 

rf itaperuna,o site do povo 

Adolescente autuado por tráfico após ser flagrando com moto furtada em Itaperuna

13 julho de 2018 às 10:55
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

No início da madrugada desta sexta-feira (13), um adolescente de 13 anos, foi autuado em flagrante por crime análogo ao tráfico de drogas, logo após na companhia de outro menor, ter sido flagrado na condução da moto Honda XRE 300, furtada instantes antes de um homem de 49 em Itaperuna.

Assim que acionados pela vítima, equipes passaram a realizar buscas, até que na Rua Noêmia Godinho Bittencourt, avistaram os suspeitos que assustados com a abordagem, sofreram queda, abandonaram o veículo e fugiram a pé em direção à parte alta da cidade. O mais jovem, contudo,  foi localizado escondido sobre a laje de uma residência, na Rua Isabel Tardim Magalhães e com ele, 58 pinos de cocaína.

Ao ser questionado, informou que o comparsa, de 15, havia seguido para casa, na Rua Valdir Macedo, onde também acabou encontrado. A dupla foi apresentada ao plantão da 143ª Delegacia, onde prestaram depoimento na companhia de familiares, com que quem permaneceram depois de liberados.

 

Da redação da Rádio Natividade

rf itaperuna,o site do povo 

Quatro detidos com drogas no entorno do Santuário das Aparições

13 julho de 2018 às 10:35
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:RF 

Policiais Militares do 29º BPM que realizavam a segurança nos festejos pelos 51º Aparições de Nossa Senhora de Natividade, detiveram quatro elementos por porte de drogas, por volta das 15:30h desta quinta-feira (12). Os quatro rapazes, entre os quais um menor, que teriam sido flagrados usando maconha na área externa do Santuário, junto da feirinha, foram conduzidos até a 140ª Delegacia, onde o caso está sendo registrado. Eles seriam ligados a vendedores ambulantes, não cadastrados pela organização do evento.

A feirinha, aliás, sempre tradicional, foi alvo da crítica de muitos visitantes e moradores, não pelos produtos vendidos, mas pela falta de fiscalização.

– É preciso diferenciar os vendedores sérios, que chegam dias antes da festa, marcam seus pontos, pagam as taxas e vendem seus produtos. Mas a grande maioria, infelizmente, chega de qualquer maneira, vende qualquer coisa, até mesmo ilícitas, sem nenhuma repressão. O que se viu no final foi uma grande feira livre em que tudo era permito: Bebida alcoólica, jogos de azar, dentre outras, – se queixou uma moradora da cidade, relatando que teve medo de continuar no meio do tumulto.

Ainda foram relatados diversos furtos de carteiras, dinheiro e celulares. Ninguém foi preso.

 

 Rádio Natividade 

rf itaperuna,,o site do povo