Novos estudos e intervenções usando o modelo norte-americano DIR/Floortime serão apresentados a profissionais brasileiros que lidam com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que poderão conhecer e aprofundar-se nesse tratamento pouco difundido no país. A 1ª Conferência Internacional DIR/Floortime no Brasil está acontecendo de hoje (24) até domingo(26), em Itaperuna (RJ), onde será mostrado que é possível estimular o desenvolvimento através do respeito às características individuais.
O encontro, destinado a médicos, demais profissionais de saúde e educadores, detalhará o modelo DIR (Developmental, Individual Difference, Relationship-based) com abordagem Floortime, que visa o desenvolvimento das capacidades de comunicação, interação, resolução de problemas lógicos, realização de atividades do dia-a-dia e de aprendizado, enfocando a individualidade (reações aos sons e aos toques, preferências, vontades e emoções) e a forma como as crianças se relacionam com a família e cuidadores.
Presença internacional - O evento proporcionará a interação dos conferencistas com uma das idealizadoras do modelo DIR/Floortime, a psicóloga norte-americana Serena Wieder, co-fundadora e presidente do Conselho Interdisciplinar sobre Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem (www.icdl.com). Juntamente com Wieder, participarão dos painéis as especialistas Rosemary White e Sheri Cawn, também certificadas para o uso e ensino do modelo, além de profissionais de vários estados brasileiros. Além dessas, haverá outros profissionais palestrando como Patrícia Marquat (EUA), Simone Pires (BRA), Helena Gueiros (BRA), Patrícia Piacentini (BRA), Adriana Fernandes (BRA), Juliana Maia Lopes (BRA), Roberta Caminha (BRA) e Renata Pontes (BRA). Todo o evento contará com tradução simultânea.
Um dos momentos de interação durante a 1ª Conferência Internacional DIR/Floortime no Brasil será a possibilidade de os profissionais inscritos levarem vídeos com casos clínicos para debate com as convidadas internacionais. A atividade faz parte de uma preparação para quem desejar estudar e obter a certificação.
Método prevê o engajamento dos pais e familiares - A abordagem Floortime consiste em um novo conceito de ensino-aprendizagem para crianças com dificuldades de comunicação e interação. “Os pais podem e devem estar envolvidos nesse processo”, fisioterapeuta Claudia Boechat, vice-diretora geral da Faculdade Redentor e presidente da comissão organizadora da conferência.
Boechat relata que, “Floortime significa, literalmente, ‘tempo de chão’, ou seja, o tempo que os pais e profissionais passam com as crianças, observando o porquê de suas atitudes e estimulando a realização das tarefas escolares e cotidianas com base em sua observação. Trata-se de um método não impositivo, que estimula o prazer em aprender e agir, sem necessidades de outras recompensas, como presentes. É um modelo eficaz e humano, mas, por enquanto, poucas instituições o utilizam”, afirma Claudia Boechat.
A presidente da 1ª Conferência Internacional DIR/Floortime no Brasil, Cláudia Boechat ressaltou a intenção em promover o evento. “Nosso objetivo é propagar o método e incentivar profissionais a aprenderem os conceitos, que são simples e podem ser usados nas atividades clínicas diárias com um ótimo ganho para o paciente e sua família”, acrescenta Boechat, que também é idealizadora do portal Capeia Azul (capeiaazul.com).Vagas limitadas. Informações e Inscrições clique aqui.
Fonte: Assessoria de Imprensa Faculdade Redentor
Fotos: Nino Bellieny