SAIU NO BLOG DO NINO BELLIENY: MEC REPENSA E UNIVERSITÁRIOS VOLTAM A TER ESPERANÇA

13 fevereiro de 2015 às 14:41
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O ministro da Educação, Cid Gomes, recuou um pouco e autorizou ontem mesmo, um reajuste de até 6,4% nas matrículas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a ser aplicado somente no aditamento do primeiro semestre. Cid dissera , que os cursos com reajuste acima de 4,5% estavam sendo colocados à parte antes de terem os contratos renovados. Na avaliação dele, não poderiam ficar acima dos índices da inflação.A decisão foi tomada pelo ministro, em reunião com a equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).O MEC informou que ficarão abertos a partir do dia 23 próximo, os novos contratos do programa. O Sistema Informatizado do Fies (SisFies) permanecerá disponível até 30 de abril. O prazo é menor do que o do ano passado; na época o universitário teve oportunidade de pedir o financiamento para o primeiro semestre de janeiro até junho. Agora, além disso, também a partir de 30/04, o MEC ao liberar o financiamento para o aluno, levará em conta a qualidade do curso: IGC e CPC.
De acordo com o MEC, os que fecharem o contrato do Fies até o dia 29 de março não estarão sujeitos às novas exigências, porém, os realizados a partir do dia 30 de março terão de se conformados ao previsto na portaria de dezembro.Isso significa que, até 29/03, mesmo quem não tenha conseguido os mínimos 450 pontos no ENEM vai ter chances de conseguir o financiamento.
Analisar estas informações na faculdade que se pretenda estudar vai fazer muita diferença.

Confira a fala do ministro e outros detalhes aqui na edição de hoje do Hora 1 Telejornal da Rede Globo

Ministro Cid Gomes ft-oestadoce.com.br

Ministro Cid Gomes
ft-oestadoce.com.br

29º BPM reforça policiamento para o Carnaval

13 fevereiro de 2015 às 14:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp


O 29º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo dos municípios de Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre Sai, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva e seus distritos, divulgou hoje o esquema de policiamento para o Carnaval 2015, bem como transmitiu para todo o seu efetivo, orientações específicas para uma atuação eficaz e profissional necessária a tranqüilidade da região durante o evento.

Segundo o tenente coronel Sylvio Guerra, comandante do 29º BPM, a unidade contará com um acréscimo diário de 110 policiais militares de serviço extraordinário que se juntarão aos policiais militares dos serviços de rotina, totalizando nos cinco dias de Carnaval um contingente de 1360 policiais militares e 54 viaturas em todo período. Serão realizadas abordagens e revistas em pessoas e veículos em atitudes suspeitas, como forma de garanti a segurança dos foliões. A atuação será dividida nas mais diversas modalidades de policiamento como: Rádio Patrulha, Moto Patrulha, Grupamento de Ações Táticas, policiamento a pé e de bicicleta, alem de policiais infiltrados.

Da redação da Rádio Itaperuna AM 1410

Polêmica na rede: grávidas aderem a campanhas contra e a favor do aborto

13 fevereiro de 2015 às 01:40
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Nos últimos dias, duas correntes têm mobilizado as redes sociais em todo o Brasil. Embora a discussão sobre o aborto seja antiga, mulheres grávidas que se dizem contra ou a favor da descriminalização da prática trouxeram o assunto à baila novamente. Motivado por uma declaração do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) — em entrevista ao Estado de S. Paulo, o político disse que projeto de lei que descriminaliza o aborto “vai ter que passar por cima do meu cadáver para votar” —, um grupo de mulheres decidiu postar fotos da gestação com a hashtag #CampanhaContraOAborto.

A pedagoga carioca Gaabriela Moura decidiu declarar a defesa ao fim da descriminalização pelo Facebook. Até a tarde desta quarta-feira, seu post tinha mais de 5 mil compartilhamentos e 22 mil curtidas - além de muitas críticas na caixa de comentários.

Do outro lado da polêmica, estão as mulheres grávidas ou com filhos que defendem o direito da mulher de encerrar a gestação indesejada. A psicóloga e educadora perinatal Gabriela Prado, de 31 anos, compartilhou sua opinião usando uma foto de Jandira Magdalena dos Santos Cruz, que morreu em agosto do ano passado em uma tentativa de aborto clandestino.

Fonte: Jornal Extra

Postado por: TVI21.COM