Em 3 meses, o novo comando do 29º BPM- Batalhão de Polícia Militar, conhecido com O Guardião do Noroeste e sediado em Itaperuna, já mostrou quem manda no território: uma sequência explosiva de apreensões, prisões e muitos planos frustrados dos fora-da-lei. Parece sinopse de filme de faroeste… e não deixa de ser. Com 9 municípios em sua área de atuação, os integrantes do 29º se desdobram para dar conta do recado. O batalhão tem tradição e faz questão de manter a mística conquistada com esforço e sacrifício; a chegada do ten-cel Sylvio Guerra, o ainda novo comandante, se encaixou sem arestas no sólido bloco construído anos após anos. As operações se sucedem como avalanches, não deixando pedra sobre pedra-inclusive de crack-, limpando geral.
A população já percebeu o empenho e se sente mais tranquila. A jornalista Lilí Bustilho acostumada a cobrir o dia-a-dia da polícia, comenta: Quando o comando entra em guerra, junto com a tropa, se reveste do mesmo espírito, os resultados são imediatos e positivos. Não é só ensinar a pescar, mas, pescar junto.
O cinegrafista Carlos Bianchine, diz que o comandante se encaixou como uma boa luva de boxe:Juntou a fome com a vontade de comer, uma tropa vibrante comandada por um verdadeiro líder.
Os policiais demonstram claramente o entusiasmo. Um deles, que pede para não ser identificado, comenta: Nosso último comandante, o ten-cel Marcelo Freiman, também tem um perfil aglutinador, um homem justo. Quando o ten-cel Guerra veio, ficamos na expectativa de uma boa continuidade e essa expectativa logo se mostrou clara. Um comando decidido, presente, vibrador, justo e leal. Aí, tudo fica mais fácil. A tropa segue rente.
José Márcio Pereira, aposentado, morador do bairro Boa Fortuna, em Itaperuna, destaca: Tenho visto mais a polícia aqui nas imediações e acompanho pela tv e pelo rádio. Fico bobo como eles dão conta do riscado. Parabéns a todos. Continuem assim!
A saga continua. O 29º mantêm a tradição e o vasto território, composto pelos municípios de Cardoso Moreira, (o único da Região Norte neste contexto), Italva, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai, com mais de 3 mil km², acaba sendo maior do que a França, a Itália e a Alemanha juntas. Só falta mesmo os salários, incentivos e benefícios dos policiais daqui, além dos investimentos governamentais em equipamentos, serem como os da Europa, porque os resultados estão à altura.
NÚMEROS
Dezembro de 2014 a Fevereiro de 2015
Ocorrências-280
Prisões-146
Apreensões de armas-38
Apreensão de drogas ilícitas-
Maconha- 49 015 21 gr
Cocaína- 6 172, 66 gr
Crack- 48, 70 gr
LSD- 3 unidades
Ecstasy- 1 comprimido
Visite o blog do Nino Bellieny