UFRJ detecta vírus Mayaro no estado do Rio de Janeiro

20 maio de 2019 às 15:35
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Há um novo vírus transitando no estado do Rio de Janeiro. Essa é a conclusão de um recente estudo do Laboratório de Virologia Molecular, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Provocada pelo vírus de mesmo nome e “primo” da Chicungunha, a febre de Mayaro é observada de forma endêmica na região Norte do país. A infecção pelo vírus, pertencente à família Togaviridae e ao gênero Alphavirus, causa febre alta e dores articulares crônicas, o que provoca confusão na tentativa de diagnóstico clínico, se baseado apenas nas características sintomatológicas das infecções.

Como o estudo foi feito

Em 2016, o Laboratório fez diagnóstico molecular de arboviroses na região Sudeste (dengue, zika, entre outros), incluindo o vírus da Chicungunha, que ocasionou, em 2016, um surto na região Sudeste, persistindo com seu maior índice agora em 2019.

Sob coordenação dos pesquisadores Amilcar Tanuri e Rodrigo Brindeiro, foram estudadas 279 amostras indicativas de infecção pelo vírus da Chicungunha, seguindo o quadro sintomatológico.

Do total, 57 amostras (duas em cada dez) não apresentaram diagnóstico molecular para o próprio vírus nem sorológico, sendo consideradas de análise indeterminada. Isso se deve, principalmente, ao tempo de coleta das amostras clínicas para diagnóstico (sangue e urina), que só possuem sensibilidade para detecção do vírus da Chicungunha numa janela de cinco e 21 dias pós-sintomas iniciais para sua detecção, respectivamente. Após esse período, é comum haver uma limpeza do vírus nos fluidos corporais, mesmo com a permanência dos sintomas clínicos.

Na reanálise dos 57 casos indeterminados para Chicungunha sob PCR em Tempo Real, capaz de amplificar uma região de 107 pares de bases de genoma do gene NS1, específico do Mayaro, detectaram-se três casos retrospectivos de diagnóstico para esse vírus, endêmico da Amazônia. O PCR em Tempo Real é uma versão aperfeiçoada da PCR (Reação em Cadeia da Polimerase, em português). Seu princípio se embasa na duplicação de cadeias de DNA in vitro que pode ser reproduzida diversas vezes, originando quantidade de DNA suficiente para realizar várias análises.

Com a detecção do Mayaro nas três amostras, os cientistas comprovaram, portanto, que os vírus do Mayaro e da Chicungunha já circulam juntos no estado do Rio de Janeiro. Em diferentes proporções, provocam o mesmo quadro clínico de febre alta e dores articulares crônicas. A descoberta pode causar um desafio diagnóstico ainda maior, porque existe uma grande reatividade sorológica cruzada entre os vírus Mayaro e o da Chicungunha.

Os três casos possuem características epidêmicas comuns: todos são de Niterói,  provavelmente de pessoas infectadas que não viajaram para regiões endêmicas e identificados no ano de 2016.

Os pesquisadores agora realizam estudos para confirmar e aprofundar as características virais, epidêmicas e sorológicas das infecções. Será necessário também realizar estudos de xenovigilância epidemiológica, coletando mosquitos de diferentes espécies (Haemagogus, Sabethes, Aedes e Culex) na região afetada (Niterói, São Gonçalo, Maricá etc.) a fim de avaliar a existência desse vírus amazônico de forma ecotrópica, na região do Grande Rio.

A população deve seguir os mesmos procedimentos já adotados para combater os mosquitos da dengue, entre eles evitar água parada e usar repelentes.


 

 

 

96,9fm 

Vai acontecer a Tradicional Festa dos Carros de Boi em Raposo

20 maio de 2019 às 15:02
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas a sorrir, texto

 

A festa da 57ª Festa dos carros de boi de Raposo já está chegando. Confira a programação e divirta-se!

De 24 a 26 de maio de 2019
Dia 24/05:
19h - Abertura
20h - Missa campal presidida pelo Pe. wellington.
22h - Show com Ministério Adoração

Dia 25/05:
15h- Show cultural
20h- Missa na Reitoria de Santo Antônio.
21h - Show com Frei Zeca..
23:00- Show com Lu e Robertinho.


Dia 26/05:
06, 08 e 10h - Missas na Reitoria de Santo Antônio.
13h - Procissão dos carros de boi .
Tema: AS SETE DORES DE NOSSA SENHORA.
18h- Show com Cristiano Banni e Daniel.
21h- Show com Glauco Zulo


 

 

Decom 

Jovem vende maconha e acaba preso por tráfico em Itaperuna

20 maio de 2019 às 14:52
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, na Rua Silva Jardim, bairro Vale do Sol. Durante patrulhamento pelo bairro os militares decidiram abordar dois suspeitos. Perto do homem de 36 anos havia um invólucro de maconha. O rapaz confessou ter vendido o entorpecente.

Em seguida, a guarnição se deslocou até à casa do infrator. Durante buscas foram apreendidos outros cinco invólucros da mesma substância, quatro munições intactas da marca CBC de calibre 38, R$ 152 em dinheiro e um aparelho celular. O material foi encaminhado à perícia e o resultado 58,5g de maconha.

O jovem permaneceu preso à disposição da Justiça na 143ª Delegacia Legal de Itaperuna. O homem foi ouvido e liberado após prestar depoimento.


 

 

96.9 FM

Secretaria de Saúde de Itaperuna celebra o dia Internacional da Enfermagem

20 maio de 2019 às 12:57
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, texto

No Brasil, o Dia do Técnico em Enfermagem fecha a “Semana da Enfermagem”, que começa em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.

Dedicação, empenho e amor… Essas três características são essenciais para moldar um excelente profissional! Obrigado por serem um exemplo de profissional para todos nós.

Não são enfermeiros, mas sim anjos da guarda! Obrigado por todo o carinho e esforço em salvar vidas diariamente! Feliz Dia do Técnico em Enfermagem!


 

 

Decom/ RF 

Prefeitura promove roda de conversa

20 maio de 2019 às 12:51
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Com o objetivo de conversar com a população sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, está realizando palestras e rodas de conversas sobre a campanha com o tema "Faça Bonito", em homenagem ao dia celebrado em 18 de Maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em todos as unidades da secretaria. Segue o cronograma dos eventos das próximas semanas:

20/05 às 14h - CRAS Vinhosa 
21/05 às 14h- CRAS Surubi
22/05 às 14h- SCFV Itajara 
23/05 às 14h- SCFV Nossa Senhora da Penha.
24/05 às 9h- SCFV Venâncio
28/05 às 14h- SCFV Raposo
29/05 às 14h- CRAS Castelo.


 

 

Motoristas participam de palestra com objetivo de diminuir índice de acidentes em Itaperuna

20 maio de 2019 às 12:39
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e interiores

A Secretaria Municipal de Saúde, dando seguimento ao “Maio Amarelo” (mês referência em prevenção a acidentes de trânsito) e por meio do Programa de Saúde do Trabalhador (PST) em parceria com a Defesa Civil e o CEREST-NO, promoveu, na manhã desta segunda-feira (20), uma palestra para os motoristas da Viação Santa Lúcia, com o objetivo de sensibilizar estes profissionais sobre a importância de um comportamento saudável no trânsito, visando à diminuição do índice de acidentes.

A palestra foi ministrada pelo supervisor de trânsito da Defesa Civil, o técnico em Segurança do Trabalho André França, que enfatizou que a Educação em Saúde no trânsito é a principal forma de conscientizar os profissionais para a observação das normas de segurança, contribuindo assim para a diminuição dos acidentes.


 

 

Decom 

Aperibé – Caminhão carregado de papelão tomba e duas pessoas ficam feridas

20 maio de 2019 às 12:30
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Duas pessoas ficaram feridas após um caminhão carregado de papelão tombar na manhã desta segunda-feira (20), na Rodovia RJ-116, entrada da localidade da Serrinha, em Aperibé. O motorista perdeu o controle de direção em uma curva e o veículo tombou no km 203. A carga ficou espalhada no local do acidente.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada. O motorista e o carona sofreram ferimentos e foram encaminhados para uma melhor avaliação médica no Hospital Municipal de Itaocara. O fato foi registrado na 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua.

 

O Diário com informações e foto da Folha Itaocarense/ RF